quinta-feira, 3 de março de 2016

Por que se preocupar com as abelhas?

O número de abelhas no mundo está diminuindo rapidamente. Nos EUA o número delas caiu mais da metade desde 1940. Esse é um assunto muito sério, porque as abelhas são as principais responsáveis pela produção de 40% dos alimentos no mundo.

A maioria das frutas e vegetais como maçãs, morangos, cebolas, cenouras, além de grãos como nozes, girassol, café, soja e até algodão são dependentes da polinização das abelhas!

Não se sabe ainda por que elas estão morrendo. Podem ser parasitas, infecções, má-nutrição, uso de pesticidas, etc. Nos EUA por exemplo, foram encontrados 121 tipos diferentes de pesticidas em amostras de abelhas, cera e pólen.


 



Abelha carregando pólen nas patas

Se elas são responsáveis por tão grande parte da produção mundial de alimentos, sua extinção poderia trazer enormes problemas para a humanidade.



 Seria um mundo sem cores e com redução de alimentos. Além de uma dieta incolor, sem cereais, frutas, arroz e roupas de algodão ainda teríamos uma paisagem sem pomares e sem jardins coloridos o que levaria também à extinção de pássaros, animais selvagens e outros insetos. Isso geraria uma reação em cadeia tornando a vida da humanidade impossível ou pelo menos muito desagradável...



Temos a tendência de nos preocupar mais com animais parecidos conosco, como grandes mamíferos que vivem em grupo. Mas se prestarmos atenção, as abelhas também são parecidas conosco. Elas trabalham duro para sustentar suas crias e se preocupam constantemente com a higiene de suas casas. Mas, se isso não for suficiente para sentir simpatia por elas, devemos nos lembrar de que elas são as grandes responsáveis pela maioria dos alimentos que chega à nossa mesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário